Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte VII -  A integração pela experiência pessoal

Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte VII - A integração pela experiência pessoal

Baseado em 5 avaliações
  • 985 Alunos matriculados
  • 24 Minutos de duração
  • 1 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"ótimo"
Guaracy
mais avaliações

Aula em vídeo de 24 minutos. Acompanha roteiro de aula. 

Assista em seu computador, tablet ou smartphone, onde e quando quiser.

 A integração pela experiência pessoal

  • Para Winnicott, todos os estado do ser, inclusive os potenciais herdados, precisam ser experimentados para serem integrados na personalidade.
  • O que é a experiência para Winnicott.
  • A relação entre a ideia de experiência e o “sentimento de real”. 
  • O sentido do real  e a experiência genuína.
  • A diferença entre o sentido de real e o princípio de realidade de Freud.
  • A base da capacidade de experimentar o mundo e a si mesmo como real vem do ambiente e se encontra, em primeiro lugar, na ilusão de onipotência primitiva.
  • A importância de o ambiente ser pautado pelo ritmo do bebê.
  • A importância do não rompimento da continuidade do ser.
  • A capacidade de experimentar e a espontaneidade e a criatividade originária.
  • Quem não teve a base para ser, não consegue vivenciar a experiência.
  •  O  ambiente facilitador não é um modo x ou y ou z do agir, mas a capacidade de se identificar com aquele bebê em sua singularidade.
  •  A mãe tem que se adaptar ao bebê não a uma técnica.

Bibliografia

A Teoria do Amadurecimento de D. W. Winnicott. Elsa Oliveria Dias. Imago Editora.

Psicólogos, pais, educadores, etc.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Contato para Supervisão: 14-9.9772.3707"

   

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante da Regional de Bauru da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante dos Membros Filiados do Interior junto à Associação dos Membros Filiados da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. (2021). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador, Diretor e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise, antigo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Fundador, Diretor e Docente do Canal do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto Brasileiro de Psicanálise.


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

  • 1. A integração pela experiência pessoal
  • experiencia de ser
Voltar ao topo