Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte III

Winnicott - A Teoria do Amadurecimento - Parte III

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"estou gostando muito, mas em relação a útima questão da prova, pela minha percepção Winnicott, não acredita numa tendencia inata para o amadurecimento e sim que o amadurecimento é por meio das relações com o meio, se o meio falha o amadurecimento pode ser prejudicado."
Silvana
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WINNICOTT - A TEORIA DO AMADURECIMENTO PARTE III

Os limites da psicologia acadêmica 

  • A falta de conhecimento em psicologia por parte dos médicos na década de 1950.
  • A relevância do ambiente na implantação da saúde. 

O debate com a psiquiatria e com a psiquiatria infantil.

  • A discussão de Winnicott com a psiquiatria em relação às seguintes concepções:

            1) Saúde/Doenças

            2) mente/corpo

            3) Etiologia dos distúrbios

            4) Independência da psiquiatria infantil e relação com a de adultos.

       

A discussão de Winnicott com a teoria psicanalítica tradicional

  • A interlocução com Freud e Melanie Klein.
  • A contribuição winnicottiana como novo paradigma para a psicanálise.
  • O questionamento da metapsicologia freudiana.
  • A não utilização do modelo pulsional por Winnicott.
  • A ênfase no desenvolvimento do ego em detrimento da vida pulsional.
  • A tendência inata ao amadurecimento e o ambiente facilitador.
  • A crítica à ênfase freudiana no complexo de Édipo.
  • A relação das psicoses com o desenvolvimento primitivo, anterior à triangulação.
  • A posição depressiva kleiniana e o estágio do concernimento.

Psicólogos, professores, educadores, pais.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Contato para Supervisão: 14-9.9772.3707"

   

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante da Regional de Bauru da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante dos Membros Filiados do Interior junto à Associação dos Membros Filiados da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. (2021). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador, Diretor e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise, antigo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Fundador, Diretor e Docente do Canal do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto Brasileiro de Psicanálise.


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Conteúdo Programático

  • 1. Os limites da psicologia acadêmica
  • 1. A discussão com a teoria psicanalítica tradicional
  • winnicott parte III
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