TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?

TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?

Baseado em 116 avaliações
  • 984 Alunos matriculados
  • 40 Minutos de duração
  • 2 Aulas
  • 1 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Excelente conteúdo e didática muito boa!! Ótimo professor. "
Cristina
mais avaliações

Aula em Vídeo de aproximadamente 40 minutos.

Atenção: O objetivo da categoria de Dicas Rápidas é abordar um assunto bem específico de cada vez, com grande responsabilidade científica, mas sem aprofundamentos teóricos e clínicos sobre o tema. 

Assista em seu computador, Ipad ou Smartphone, onde e quando quiser. 

No dia a dia de nosso trabalho, somos constantemente colocados em cheque por professores, psicólogos escolares, diretores de escola, psiquiatras, pais de clientes, que afirmam que TDAH e depressão, por exemplo, são alterações químicas que devem ser tratadas com medicação. Ou que são comportamentos disfuncionais que precisam ser corrigidos. Ou que são pensamentos e crenças disfuncionais que precisam ser corrigidos. Garantem que o tratamento correto para estes casos é medicação e/ou terapia cognitivo/comportamental.

Como é que nós, profissionais que trabalhamos com as emoções, podemos defender nossa técnica e nossos objetivos diante destes profissionais?

Por que não podemos perder a crença em nosso trabalho e como defender sua importância?

Qual a diferença entre a medicação, o tratamento cognitivo comportamental e a psicanálise?

É verdade que a psicanálise é menos eficiente do que estas técnicas no caso das patologias citadas acima?

Com que argumentos iremos nos defender quando nos disserem que o tratamento psicanalítico é muito demorado e que é melhor então fazer uma terapia mais breve?

Qual a riqueza de nosso trabalho e o que faz um psicanalista com pacientes com TOC, depressão, pânico e TDAH?

Serão apresentados alguns exemplos de causas emocionais e conflitos inconscientes por trás destas patologias.

Psicólogos, pais, educadores e psiquiatras.

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo
"Contato para Supervisão: 14-9.9772.3707"

   

Guilherme Magnoler Guedes de Azevedo CRP 06/70116 Psicólogo. Psicanalista Membro Filiado ao Instituto Durval Marcondes da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante da Regional de Bauru da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. Representante dos Membros Filiados do Interior junto à Associação dos Membros Filiados da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP. (2021). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela UNESP Bauru. Fundador, Diretor e docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise, antigo Instituto de Estudos Psicanalíticos de Bauru. Fundador da Livraria do Psicanalista. Fundador, Diretor e Docente do Canal do Psicanalista. Autor do Livro “Vínculo mãe-bebê e conflitos edípicos em crianças com Psoríase – um estudo de Psicossomática Psicanalítica, publicado pela Editora Zagodoni. Coordenador do Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do Instituto Brasileiro de Psicanálise.


Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

Conteúdo Programático

  • 1. TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?
  • 2. TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais? Parte 2
  • TDAH, Depressão, TOC e Pânico, são problemas químicos ou emocionais?
Voltar ao topo