Oferta por tempo limitado!
Pensamento Clínico

Pensamento Clínico

Baseado em 19 avaliações
Clínica Psicanalítica
  • 1 hora de carga horária
  • 441 alunos
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 23/10/2023
  • Certificado de conclusão de curso
  • 1 arquivo para download

Sobre o Curso

Aula em vídeo de 1h45m. Acompanha roteiro de aula.

Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser. 

 PENSAMENTO CLÍNICO  - AULA BASEADA NO LIVRO “DIÁLOGOS SOBRE A CLÍNICA PSICANALÍTICA”, DE MARION MINERBO

PENSAMENTO CLÍNICO

A autora discute nos capítulos anteriores ao utilizado nessa aula ideias de transferência (a criança-no-adulto = cicatriz viva da personalidade), da escuta psicanalítica (sua evolução e suas particularidades), e os diferentes tipos de sofrimento encontrados na clínica (sofrimento narcísico ou não-neurótico e sofrimento neurótico). Mas como articular todas essas ideias/conceitos no trabalho clínico cotidiano? Através de um pensamento clínico. É ele que faz essa amarração.

O que é um pensamento clínico? É um pensamento sensibilizado pela teoria e que vai dar uma certa inteligibilidade aos dados clínicos (p. 107-108). Uma forma “original e específica de racionalidade que emerge da experiência prática” (Green, 2002), que articula história de vida, história da doença, do tratamento, compreensão das relações entre passado e presente (em nível intrapsíquico e intersubjetivo), à luz dos conceitos psicanalíticos e da relação transferencial.  
É um pensamento que busca compreender a criança-no-adulto e seus objetos primários (os “enroscos” entre eles), em seus diversos aspectos.

1) Tem como ponto de partida as manifestações transferenciais do traumático nas relações atuais do paciente. 

O pensamento clínico começa com perguntas como:

- que função têm os relatos do paciente? O que o paciente tenta me comunicar?        
- por que razão esse paciente não consegue pensar, integrar, sentir, expressar, etc.?  
- o que, na história de sua relação com o objeto primário, teria impedido tudo isso?

2) a compreensão dos objetos primários exige/necessita de uma escuta imaginativa, que dê figurabilidade aos “enroscos” da criança-no-adulto que se apresenta na transferência.

3) escutar rigorosamente o que o paciente está dizendo; não fazer conjecturas apressadas, nem forçar nossas teorias prediletas sobre o conteúdo do paciente (p. 111) 

4) o pensamento clínico deve ser capaz de articular processos intrapsíquicos e intersubjetivos

5) Escutar analiticamente = entender que o relato não é uma descrição objetiva da realidade, mas uma criação psíquica em cima de algo que de fato existe (um criado-achado – Winnicott) = SAIR DO PLANO DA REALIDADE EXTERNA E PASSAR AO PLANO DA REALIDADE PSÍQUICA à material inconsciente transferido/deslocado para representações = reconhecimento da transferência intrapsíquica

6) Transferência intersubjetiva: básica (típica de relações assimétricas) e específica (repetição do não simbolizado da história da criança com seu objeto primário).

7) Tarefa do analista: PENSAMENTO CLÍNICO = ENROSCO ou “sintoma” + TRANSFERÊNCIAS + CONTRATRANSFERÊNCIA è (re)construir um pedaço da história emocional de uma criança, que ficou capturada na dinâmica ligada ao ics parental = alívio para o sofrimento psíquico

8) Dimensão “agida” na transferência

Roussillon = O ICS É O NEGATIVO DA PRÓPRIA HISTÓRIA EM ATO. (Negativo / Negativado = subtraído da subjetividade via recalque ou clivagem). As defesas entraram em cena quando a comunicação primitiva fracassou e a criança “perdeu” o vínculo com seu objeto.

- Não é rememorada (representada), mas repetida (presentificada) em ato.

Papel do analista = SER ESPELHO DO NEGATIVO (Roussillon): ser portador daquilo que o paciente repudia de si.

9) Como comunicar um pensamento clínico? 

10) REDESCOBRIR AS TEORIAS A PARTIR DA CLÍNICA.

11) Tudo, mesmo a fala mais evacuatória, contém uma mensagem que “degenerou” por falta de resposta adequada. è revitalização dos processos de simbolização

Bibliografia

Diálogos sobre a clínica psicanalítica

Público alvo

Psicólogos.

Sobre o certificado

Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado: 

- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC? 

Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante. 

Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior. 

Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação. 

- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM? 

Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.

(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)

1 ano

Sem tempo para fazer o curso agora?

Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.

Conteúdo

1Pensamento Clínico

  • Pensamento Clínico

    01:45:45

Professores(as)

Mariana Vieira Ligo

Psicóloga Clínica (UNESP-Bauru); Especializada em Psicoterapia Psicanalítica (USPSão Paulo); Docente do Instituto Brasileiro de Psicanálise e da Faculdade Anhanguera de Bauru

Acesso por 1 ano

Estude quando e onde quiser

Materiais para download

Avaliações

Opinião dos alunos que se matricularam
5.0

19 avaliações

Uma aula muito instrutiva!

Guilherme Augusto Nunes Caetano

Gostei muito da explanação do conteúdo. Revisitei o livro e este capítulo em específico. Foi meu primeiro curso aqui na livraria. Muito agradecida pela qualidade deste curso.

Zemira Penso

Bom

Tatiana Wippel

Tatiana Wippel

Muito bom! Bastante didático e de forma muito tranquila. Parabéns !

Maria das Graças Ferreira Lima Freitas

Excelente aula

João Ricardo Ribeiro

Adorei o curso, porém necessitarei de mais estudos sobre o tema!

Gisele Fermino Demarque Jeronymo

Gisele Fermino Demarque Jeronymo

Gostei muito de aprender a respeito de pensamento clínico.

Cinthya

Cinthya

Ismael Dantas Alves

excelente curso

ROBERTA RODRIGUES MOREIRA ALMEIDA

Você pode ampliar seu conhecimento

Assine um plano e tenha acesso a este e outros cursos. Aprenda muito mais.

Assinatura Anual - Acesso ilimitado

  • 186 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 1 ano

Assinatura Mensal - Acesso ilimitado.

  • 186 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 1 mês

Assinatura Semestral - Acesso ilimitado

  • 186 cursos inclusos
  • Acesso imediato e válido por 6 meses
Pensamento Clínico

  • 1 hora de carga horária
  • 441 alunos
  • 1 aula
  • 1 módulo de conteúdo
  • Última atualização 23/10/2023
  • Certificado de conclusão de curso
  • 1 arquivo para download

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade