Assinatura Anual - Acesso ilimitado
- 175 cursos inclusos
- Acesso imediato e válido por 1 ano
Aula em vídeo de 16 minutos. Acompanha roteiro de aula.
Assista em seu computador, Tablet ou Smartphone, onde e quando quiser.
Não sei o que interpretar! O que fazer? ou Capacidade Negativa
Bibliografia: Zimerman, D. Manual de Técnica Psicanalítica uma re-visão. Artmed, Porto Alegre, 2004.
Capacidade negativa foi um termo cunhado por Bion e que diz respeito à capacidade que o analista deve ter de suportar o não saber.
Todo analista gostaria de entender algo a mais sobre aquilo que o paciente está falando. Fazer interpretações, demonstrar ao paciente coisas que ele não viu ou sobre as quais ainda não refletiu, e que o fazem de alguma forma entender melhor uma situação ou ter um insight.
Contudo, muitas vezes o tempo vai passando e o analista não consegue pensar em nada para falar, não pensa em nenhuma relação entre o que o paciente diz e outros conteúdos. O fato de não saber o que é que está se passando na sessão desperta no analista angústia. O ser humano em geral não gosta do vazio e da falta de respostas, mas algumas pessoas sentem uma espécie de pavor diante dessa situação.
Analistas inexperientes e que querem demonstrar serviço, ou muito narcísicos, ou muito exigentes consigo mesmo, ficam muito aflitos e se sentem na obrigação de encontrar o que falar ou dar uma interpretação arguta ou inteligente ao paciente. Sente que se não fizerem isso não estão trabalhando.
Bion diz que o analista que consegue suportar o não saber possui uma capacidade negativa, ou seja, capacidade de ficar no vazio. Se o analista não tem essa capacidade, suas interpretações terão uma finalidade diferente. Não terão mais a finalidade de realmente interpretar, mas de aliviar sua própria angústia.
O que o analista deve fazer nessas situações?
Psicólogos.
Confira algumas dúvidas mais comuns sobre a emissão e validade do certificado:
- Meu certificado emitido através deste site tem validação do MEC?
Os cursos autorizados pelo MEC são de Graduação e Pós-Graduação e as Secretárias Estaduais de Edução autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos online são classificados, por lei, como cursos livres de atualização ou qualificação, ou seja, não se qualifica como graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizante.
Os Cursos Livres, passaram a integrar a Educação Profissional, como Nível Básico após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Essa é uma modalidade de educação não-formal com duração variável, a fim de proporcionar conhecimentos que permitam atualizar-se para o trabalho, sem exigências de escolaridade anterior.
Educação é um direito de todos e é um incentivo a sociedade, previsto por lei na Constituição Federal. É com essa base que trabalhamos, incentivando a educação. Os cursos livres e os certificados tem validade para fins curriculares e certificações de atualização ou aperfeiçoamento, não sendo válido como técnico, graduação ou pós-graduação.
- Meu certificado é aceito pelo CREA, CRC e CRM?
Conforme citado acima, nossos cursos são de nível básico e livre, ou seja, servem para atualização e qualificação. Todos esses órgãos são de nível superior.
(Fontes: Secretaria de Educação de São Paulo e ABED)
Sem tempo para fazer o curso agora?
Fique tranquilo, você poderá participar desse curso em até 1 ano após a matrícula.
1Não sei o que interpretar! O que fazer?
Não sei o que interpretar! O que fazer?
16:00
Acesso por 1 ano
Estude quando e onde quiser
Materiais para download
55 avaliações
…
As matrículas para este curso esgotaram-se no momento. Inscreva-se abaixo para reservar o seu nome na próxima turma.
É necessário ter uma conta Canal do Psicanalista. Se você já é aluno, faça o login . Caso não seja, cadastre-se abaixo e comece já!
…