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Freud 2.0: a virada dos anos 20 e suas implicações para a teoria e clínica psicanalítica

Freud 2.0: a virada dos anos 20 e suas implicações para a teoria e clínica psicanalítica

Freud
  • 14 horas de carga horária
  • 486 alunos
  • 3 aulas
  • 2 módulos de conteúdo
  • Última atualização 29/04/2025
  • Certificado de conclusão de curso
  • 3 arquivos para download

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Sobre o Curso

Por que e como ler um clássico psicanalítico hoje? Freud 2.0 é uma expressão espirituosa para indicar a necessidade de uma abordagem atualizada ao legado do fundador da psicanálise. 

O curso procura dar continuidade aos desenvolvimentos dos principais conceitos do funcionamento psíquico, a partir da metapsicologia psicanalítica, em seus aspectos tópico, dinâmico e econômico, aprofundando a compreensão dos conceitos fundamentais e a estrutura do pensamento psicanalítico a partir da virada dos anos vinte na obra freudiana. Em particular serão abordados os seguintes núcleos conceituais metapsicológicos:  a teoria das identificações e o narcisismo, a segunda teoria pulsional, a segunda tópica e a segunda teoria da angústia. Será também trabalhada a dimensão do desenvolvimento psicossexual da lidido e a estruturação da personalidade, trazendo como destaque a dissolução do complexo de Édipo como seu principal momento estruturante. Serão introduzidos os fundamentos e parâmetros das estruturas clínicas fundamentais da psicopatologia psicanalítica na abordagem freudiana - neurose, psicose, melancolia e perversão. Por fim, discutiremos as implicações psicossociais mais amplas da teoria freudiana para uma teoria psicanalítica da subjetividade, abordando as reflexões sobre o mal-estar na cultura.

A proposta deste curso é ser uma alternativa de aperfeiçoamento formativo  para profissionais e estudantes que possuem uma estudos básicos e introdutórios da obra freudiana e querem aprofundar sua apropriação crítica da estrutura geral do campo psicanalítico. Trata-se de um curso de difusão cultural com caráter de aprofundamento na teoria psicanalítica freudiana  e, portanto, de nível intermediário de formação.

Os objetivo são: Caracterizar a virada dos anos vinte no quadro geral da teoria psicanalítica; Apresentar o conceito do narcisismo e a teoria das identificações; Definir as principais revisões da metapsicologia freudiana: segunda abordagem sobre a tópica, as pulsões e a angústia; Desenvolver uma visão de conjunto sobre a constituição da personalidade em um enfoque psicodinâmico e estrutural; Problematizar a concepção psicanalítica de subjetividade a partir da relação entre desejo e cultura.

Público alvo

O público alvo é de psicólogos, médicos e profissionais de saúde ou estudantes dos últimos anos de cursos de graduação nessas áreas que tenham tido contato e estudos iniciais em psicanálise e em teoria freudiana.

Sobre o certificado

Ao final do curso o aluno receberá um certificado com a carga horária de 20 Horas.

1 ano

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Conteúdo

1A Virada dos Anos Vinte: as Revisões na Metapsicologia do Aparelho Psíquico

Aula 1 - Já disponível A Virada dos Anos Vinte: seu Sentido na Obra Freudiana e seu Lugar na Psicanálise Contexto histórico do entreguerras e o momento do movimento psicanalítico Sentido geral do revisionismo e o movimento do pensamento freudiano como modelo para o conhecimento psicanalítico Três passos da revolução metapsicológica: pulsão de morte (econômico), modelo estrutural (tópico) e relação entre defesa e angústia (dinâmico) Encaminhamentos de uma teoria da personalidade normal e patológica Síntese da visão de mundo e de ser humano psicanalítica a partir das reflexão sobre a cultura Aula 2: Já disponível O Novo Dualismo Pulsional e o Alcance da Hipótese da Pulsão de Morte Princípios econômicos da metapsicologia revisitados: prazer ou constância Evidências de uma compulsão à repetição além do princípio de prazer: neuroses de guerra, brincadeira infantil e limites clínicos Resgate da teoria do trauma: hipótese do transbordamento pulsional e a necessidade de ligação em libido Proposição do novo dualismo pulsional: vida e morte Ambiguidades e complexidade da hipótese da pulsão de morte: repetição, sadismo e irrepresentabilidade Alcance da hipótese da pulsão de morte: terceiro passo na dessexualização da pulsão e ruptura radical com o funcionalismo e o naturalismo Referência:: Além do Princípio de Prazer (Freud, 1920) Aula 3: Prevista para dia 29 de abril de 2025 Teoria das Identificações e Constituição Narcísica do Ego na Dinâmica dos Grupos Caracterização das massas e multidões: rebaixamento intelectual e tendência à atuação Estrutura dos grupos organizados (Igreja e Exército): regras, papéis, hierarquia e liderança encarnando um ideal Teoria da identificação em psicanálise: a introjeção oral como modelo Duplo vínculo libidinal na constituição dos grupos: identificações horizontais fraternas a partir da identificação paterna com o líder no lugar de ideal de ego Narcisismo das pequenas diferenças e a projeção da violência nas relações sociais Gradação na personalidade: a dinâmica entre ego e ideal de ego Referência:: Psicologia das Massas e Análise do Ego (Freud, 1921) Aula 4: Prevista para dia 15 de maio de 2025 A Segunda Tópica e o Modelo Estrutural da Personalidade Revisitando a noção de inconsciente dinâmico: a oposição entre ego e recalcado Mudança de metáfora no modelo do psiquismo: de sistemas para instâncias e a noção de uma estrutura dinâmica da personalidade O Id como instância originária: fonte pulsional, depositário do recalcado e matriz de fantasias originárias O Ego como instância agente da personalidade: funções mentais, mecanismos de defesa e identidade O Superego como instância supervisora do ego: observação, crítica e ideal As relações dependentes do ego e seus diferentes aspectos: tensão entre funções mentais e identidade narcísica Visão de conjunto: alcance da psicologia do ego e o paradigma da neurose como organizador da personalidade Referência: O Ego e o Id (Freud, 1923) Aula 5: Prevista para dia 30 de maio de 2025 A Segunda Teoria da Angústia e a Primazia da Castração Mecanismo básico de produção da angústia: o retorno do recalcado Ampliação das estratégias defensivas do ego: as inibições e as defesas secundárias Ampliação dos afetos: trauma do nascimento e sinal de angústia, luto e perda de amor Modelo geral da relação entre recalque a angústia: por uma visão integrativa da dinâmica do aparelho psíquico Primazia da angústia de castração e do ego funcional no final da obra freudiana Referência: Inibições, Sintomas e Angústia (Freud, 1926)
  • Apresentação de Freud 2.0 - A virada dos anos 1920

    37:37

    ASSISTIR

  • O Novo Dualismo Pulsional e o Alcance da Hipótese da Pulsão de Morte

    01:25:48

  • Teoria das Identificações e Constituição Narcísica do Ego na Dinâmica dos Grupos

    01:34:44

2O Desenvolvimento da Personalidade e os Destinos Pulsionais na Patologia e na Cultura

Aula 6: Prevista para dia 14 de junho de 2025 A fase fálica do desenvolvimento da libido e o complexo de Édipo como momento estruturante da personalidade Lugar do Complexo de Édipo na teoria freudiana: um panorama Introdução da fase fálica ou genital infantil e a questão da diferença anatômica Dimensão positiva e negativa do Complexo de Édipo Resolução do Complexo de Édipo do ponto de vista estrutural da personalidade: a ideia de dissolução e a lógica da repressão na instituição do superego Universalidade do Édipo: a amplitude dos invariantes culturais e sua discussão ontem e hoje Referências: A Organização Genital Infantil: uma interpolação na teoria da sexualidade (Freud, 1923) A Dissolução do Complexo de Édipo (Freud, 1924) Aula 7: Prevista para dia 29 de junho de 2025 A diferença sexual na constituição da identidade: a questão da feminilidade A questão do feminino na teoria freudiana: um panorama Personalidade e Identidade Sexual: dois níveis da problemática edípica A inveja do pênis como articulador conceitual O Complexo do Édipo feminino em contraste ao masculino Posições sobre o pré-genital e o narcisismo nas mulheres Discussão sobre as limitações e preconceitos freudianos Referência: Algumas Consequências Psíquicas da Distinção Anatômica entre os Sexos (Freud, 1925) Sexualidade Feminina (Freud, 1931) Aula 8: Prevista para dia 14 de julho de 2025 Construções para além da neurose: indicações freudianas sobre a psicose e a perversão Neurose, Psicose e Perversão como categorias psiquiátricas clássicas Caracterização descritiva dos quadros psicóticos e perversos no momento de constituição e consolidação da psicanálise Aplicação do modelo estrutural para caracterização dos quadros psicopatológicos: conflitos predominantes entre instâncias psíquicas Do modelo do recalque à noção de recusa ou clivagem do ego Diferenças entre neurose e psicose a partir da defesa primária e da perda da realidade Ressignificação das perversões à luz do modelo de formação do objeto fetiche Quadro psicopatológico final: neuroses de transferência, neuroses narcísicas e psicoses Referência Neurose e Psicose (Freud, 1923) A Perda da Realidade na Neurose e na Psicose (Freud, 1914) Fetichismo (Freud, 1927) Aula 9 Prevista para dia 29 de julho de 2025 Desenvolvimento Geral da Personalidade e Esboço de uma Psicopatologia Psicanalítica Referência: Teoria Freudiana da Personalidade Normal e Patológica Revisitada: uma proposta de síntese para fins de ensino (Campos, 2023) Da personalidade à subjetividade Perspectivas de abordagem e eixos de desenvolvimento da personalidade Mecanismos de defesa e modalidades de angústia Conflitos organizadores e paradigmas estruturantes Traços de caráter e tipos libidinais na personalidade normal Modelo ampliado do desenvolvimento da personalidade: mecanismo de defesa primário, angústia mobilizadora, zona erógena principal do fantasiar e modalidade de relação de objeto Aula 10: Prevista para dia 14 de agosto de 2025 Concepção Psicossocial de Subjetividade Revisitada: o Édipo Estrutural e o Mal-Estar na Cultura Psicanálise aplicada aos fenômenos sociais e culturais: um panorama Homologia estrutural entre os registros do indivíduo e da sociedade Dois discursos sobre o social na obra freudiana Saídas para o desejo e o lugar dos ideais sociais na regulação do desejo Ampliação da teoria pulsional: eros e tânatos como princípios de integração e desintegração Hipótese sobre o mal-estar e o sentimento de culpa no progresso da civilização A gestão do desamparo e sua implicações ético-políticas ontem e hoje Referência: O Mal-Estar na Cultura (1930)

Professores(as)

Erico Bruno Viana Campos

Erico Bruno Viana Campos

Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre (2004) e doutor (2009) em Psicologia pela Universidade de São Paulo.

Acesso por 1 ano

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Wanderley Silva

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